O destino foi Marrocos. Eu tinha ideia que a decoração marroquina era muito pesada, muito carregada de vermelhos e tons quentes, e até um pouco sufocada entre tapetes e tecidos...mas afinal havia ainda muito por conhecer...
Marrakech, a cidade onde fomos, é bastante conhecido pelos seus riads, que são as casas tradicionais de Marrocos, localizadas nas zonas históricas. Riad, pelo que aprendi, deriva da palavra árabe "jardim", e a sua arquitectura baseia-se na vertical em volta dum espaço aberto. E desde que foram utilizados para turismo, o seus interiores têm-se tornado cada vez mais requintados e apelativos, recuperando-se, também, técnicas e materiais antigos.
O cimento afagado que não foi nada fácil encontrar quem fizesse para a nossa obra, em Marrocos é técnica já há muito conhecida e aplicada...tem o nome de "Ambra", e um dos seus principais componentes é o pó de mármore. Funciona como tinta mas é aplicado com uma espátula, tem um acabamento bem liso e impermeável.
Aqui ficam algumas imagens dos riads onde ficámos, Riad de Vinci (Marrakech) e DarRita (Ouarzazate), estilos bem diferentes, mas ambos bastante acolhedores.
Riad de Vinci |
DarRita |
Sem comentários:
Enviar um comentário