at the cabin

18 de junho de 2015

bengaleiro e cadeira

Estas peças também pertencem à mesma divisão da mini cómoda e da sapateira.
Por isso, também se criaram elos de ligação. Optou-se pelo branco, novamente, pois é uma cor neutra, que dificilmente passa de moda.
No bengaleiro, a trave foi pintada com as mesmas riscas da mini cómoda. E o azul também é o mesmo.

Na cadeira, aplicou-se um puxador. Os puxadores vendem-se aos pares, como eram apenas 3 gavetas, sobrava 1. Então tive a ideia de o aplicar na cadeira, para se pendurar um lenço, um fio, ou o que for que der jeito!

antes & depois


antes & depois
puxador na cadeira

sapateira branca e prateada

 A proposta era pintar de branco. Mas esta cor é a mais difícil, pois a manutenção dos móveis ao longo do tempo só acrescenta gordura… cerras, produtos de limpeza, e sabe-se lá mais o quê! E nunca sabemos o quanto dessa gordura é absorvida pela madeira. Muitas vezes é tão absorvida, que não dá para tirar, e ao pintar, vêm ao de cima manchas amareladas…com branco, vê-se tudo. Se for outra cor, já não se nota nada!
Mas este móvel esteve ao desuso muito tempo, o que para pintar de branco, tornou-se essencial :) Nem uma mancha apareceu, ficou todo branquinho! Com o "rodapé" a prateado.

Para ter um efeito surpresa, e também tendo em conta que é para arrumar sapatos, o interior é cinzento. Com aplicação de papel de parede, com riscas prateadas e cinzentas, nas portas e gavetas.
As gavetas não tinham puxadores, só fechadura. Ou seja, para as abrir tinha de ser com chave. E só havia 1, o que não se tornava nada prático. Assim, decidiu-se substituir por puxadores. Como na mini cómoda se aplicaram, também, puxadores novos, decidiu-se colocar os mesmos nestas gavetas. Por uma questão de coerência.
As portas já tinham puxador, mas só se aguentavam fechadas, trancadas na fechadura. Pela mesma razão anterior, aplicaram-se umas ferragens novas com íman, de modo às portas se fecharem sem a necessidade de utilizar a chave. Mantiveram-se os puxadores, mas pintados de prateado, uma vez que é esse o tom utilizado.

antes & depois
fechado e aberto
interiores forrados com papel de parede

sapateira renascentista

Este móvel vai pertencer à mesma divisão para onde foi a mini cómoda anterior.
É uma sapateira, do estilo renascença, que como se pode ver, é todo trabalhado à mão.

Para a tinta agarrar na madeira, esta tem de estar limpa de gorduras… e nesse aspeto, esta peça foi um desafio… :) Muitas horas, lixas, escovas de aço, luvas, etc depois… o móvel ficou limpinho e pronto a receber a tinta :)